Capa
(Cover)
Ficha Técnica
(Datasheet)
Sumário
(Table of Contents)

eBook completo (descarregar)
DOI: https://doi.org/10.34037/978-989-9053-17-5_04
Matsuo, P. M. (2023). Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres. Editor: RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, ISBN Digital: 978-989-9053-17-5, Coimbra, 159 p.


Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres
, é evidente a preocupação discutir várias escalas de análise, diferentes viés epistemológicos e metodológicos, diversos princípios e práticas. Esta visão multiterritorial e transdimensional atravessa toda a sua pesquisa, e dá a conhecer políticas públicas educativas em contexto de risco, assim como estratégias inspiradoras de ERRD (Educação em Redução de Riscos e Desastres) no Brasil e em Portugal. O conhecimento in loco das realidades educativas de ambos os países, decorre de um intenso trabalho de campo que desenvolveu em diversas escolas, permitindo perceber como funcionam estas comunidades, quem são, onde estão, assim como evidencia as práticas pedagógico-didáticas desenvolvidas em contexto de sala de aula, sistematizadas através da “Mandala de ERRD”, uma representação visual congregadora destas diferentes abordagens.
A concepção e produção deste livro decorre da trajetória percorrida pela Dra. Patricia Mie Matsuo. Trata-se de um caminho de estudos, pesquisas, trabalhos técnicos e ações sociais relacionadas às questões ambientais e, em especial, à Educação Ambiental, refletindo sobre a forma como as diferentes comunidades escolares do Brasil e de Portugal abordam a temática dos riscos e das catástrofes, nos seus espaços educativos. São muitos os desafios socioambientais que a autora trouxe para o debate público, pelo que esta obra se torna leitura obrigatória para todas/os aquelas/es que se dedicam ao estudo da educação na área dos estudos cindínicos.

 

Dedicatória ………………………………………………………………………………………………………………………….   3
Prefácio ………………………………………………………………………………………………………………………………   5-8
Agradecimentos ……………………………………………………………………………………………………………………..   9
Apresentação ………………………………………………………………………………………………………………………..   11-12
Capítulo 1 – Tempos de Riscos e Desastres ………………………………………………………………………………………  13-20
Capítulo 2 – Educação em Redução de Riscos e Desastres: Interfaces, Políticas Públicas e Pesquisas …………………    21-43
Capítulo 3 – Estratégias inspiradoras de Educação em Redução de Riscos e Desastres no Brasil e em Portugal ……….  45-54
Capítulo 4 – Campanhas como Estratégias de Mobilização e Educação ………………………………………………………  55-67
Capítulo 5 – Caminhos Metodológicos …………………………………………………………………………………………….  69-74
Capítulo 6 – Comunidades escolares: quem são e onde estão? ……………………………………………………………….. 75-85
Capítulo 7 – Desastres de quê? …………………………………………………………………………………………………….  87-98
Capítulo 8 – Práticas educativas: dimensões didáticas …………………………………………………………………………  99-116
Capítulo 9 – Construção da mandala de ERRD: representações reflexivas …………………………………………………… 117-127
Capítulo 10 – Considerações Finais ………………………………………………………………………………………………..  129-133
Referências ……………………………………………………………………………………………………………………………. 135-145
Anexos ………………………………………………………………………………………………………………………………….. 146-147
Apêndices ………………………………………………………………………………………………………………………………. 148-151
Posfácio ………………………………………………………………………………………………………………………………… 153-155
Índice ……………………………………………………………………………………………………………………………………. 159